O Islão na antiga rota da seda | PT-PT
Muhammad Abdallah53, habitante de Meca, por volta do ano 610 a.c., afirmou ter ouvido vozes quando se encontrava a meditar nas montanhas sendo que, ao fim de algum tempo começou a acreditar que lhe estaria a ser revelada a palavra divina e que seria a sua missão erguer-se e avisar os restantes habitantes de Meca daquilo que seria o verdadeiro caminho a seguir. A mensagem de Muhammad influenciou uma audiência cada vez maior por parte das classes mais baixas, o que o levou a atacar as classes mais altas. Ao fim de algum tempo Muhammad e os seus seguidores mudaram-se para Yathrib, sendo esta região que lhes permitiu melhorar as suas condições de vida, por força de assaltos efetuados a comerciantes que não fossem árabes nem a tribos que tivessem, de alguma forma, associação Árabe.54
Os povos Árabes por força de não poderem realizar ataques às zonas vizinhas por manterem convenções com as mesmas, viram-se obrigados a expandir o território onde inicialmente circulavam, disto tudo resultou uma expansão para a Ásia Central do seu domínio militar. Esta expansão passou, por consequência, a ter como objetivo a aquisição de mais meios de comunicação com fins comerciais o que, por associação, seria mais fácil se as populações por onde eles passassem fossem convertidas e aceitassem as suas causas. 55
De facto, é importante referir neste aspecto que, quando a conquista Árabe chegou ao fim, e os Muçulmanos começaram a acomodar-se ao seu novo mundo, existiram duas principais tradições intelectuais com as quais entraram em contacto, são estas o mundo Grego e do Sânscrito. Enquanto ambos se encontravam fora da linhagem divina das fés Bramânicas, cada um tinha uma literacia rica, científica, e tradução filosófica que tinha algo para oferecer. Até certo ponto a tradição muçulmana poderia teoricamente ter se inclinado para ambos os lados. Claro, isto não aconteceu e o islão veio a relacionar-se quase exclusivamente com a tradição helénica56. Contudo, mantêmse a linha de pensamento que defende que a tradição muçulmana se possa ter desenvolvido com o conhecimento indiano e o mundo do sânscrito.57
Com o grande contacto de tradições dá-se então início a uma grande difusão do Islão que começou por estar mais presente nas grandes cidades, mas que foi também levado para áreas rurais. 58
50 FOLTZ, Richard, “Religions of The Silk Road- Premodern patterns of globalization”, Palgrave Macmillan, 2010.51 Meca ou Makkah, é a cidade na região de Hejazi da Arábia Saudita. Considerada a cidade mais sagrado para os muçulmanos, não só por ter sido o local de nascimento do profeta Maomé, como também o local onde Maomé revelou pela primeira vez o Qurão. E por ser o local de repouso de Kaaba, o mosque mais importante para os muçulmanos. A peregrinação a Meca , conhecida como o Hajj, é obrigatória para todos os Muçulmanos capacitados para a realizar. Fonte: NASR, Seyyed “Mecca, The Blessed, Medina, The Radiant: The Holiest Cities of Islam.” Aperture, 2005.
52 LAPIDUS, Ira, “A History of Islamic Societies”, Berkeley: Cambridge University press, 2002.
53 Conhecido como o profeta Maomé, fundador do Islão.
54 LAPIDUS, Ira, “A History of Islamic Societies”, Berkeley: Cambridge University press, 2002.
55 ELVERSKONG, Johan, “Buddhism and Islam on The Silk Road”, University of pennsylvania Press, 2010.
56 Relacionado com a religião helénica, que consiste numa forma tardia da antiga religião grega, cobrindo as vários sistemas de crenças e práticas das pessoas que viviam sobre a influência da cultura da Grécia antiga durante o período helénico e do Império Romano.
57 ELVERSKONG, Johan, “Buddhism and Islam on The Silk Road”, University of pennsylvania Press, 2010.
58 FOLTZ, Richard, “Religions of The Silk Road- Premodern patterns of globalization”, Palgrave Macmillan, 2010.

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