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ART | Dintel que descreve o mito de lingodbhavamurti e a consagração de um rei [EDITING]

     COLECÇÃO- The Metropolitan Museum of Art , Nova Iorque NOME- Dintel que descreve o mito de lingodbhavamurti e a consagração de um rei ORIGEM- Camboja central  ÉPOCA- meados do séc. VII, período pré-angkor.  MATERIAL- Arenito DIMENSÕES- 55X185X28, 466, 3 KG       Este Dintel de arenito datado do século VII é um dos mais raros no que diz respeito à representação da imagem e mitos bramânicos, encontrado em Wat Eng Khna, no Camboja central, cidade de Isanapura, hoje intitulada de Sambor Prei Kuk 59 . Combina de forma única duas narrativas, ambas centrais à promulgação do reinado Khmer.  6061      Na parte superior do dintel encontramos uma representação da criação do mito de linga, o  Lingodbhavamurti , que reconta a disputa entre Brahma e  Vi ṣṇ u , em que um refuta a afirmação do outro de ser o criador do universo. Descrições deste mito são extremamente raras no sueste asiático e na India sendo predominantemente confinadas a

History| Pre-Angkor period [ EDITING]

                                                  


     O comercio internacional alargado à Ásia do Sueste permitiu a criação de novos estados políticos que se formaram e cresceram passo a passo na área correspondente ao delta do rio Mekong, estados estes que foram governados por líderes que se apresentavam como descendentes de deuses ou personificações próprias dos deuses (devarajas). Os reis do período pré-angkor afirmavam ser incarnações de Shiva ou Viṣṇu, sendo a sua autoridade e forma de governo também baseada em conceitos de chakravartin (rei universal) que entraram no sueste asiático sobre a forma de textos em sânscrito.7

    Os principais registos e também os mais completos referentes aos reinos do período pré-angkor são disponibilizados através de fontes chinesas, e dizem-nos que o primeiro destes reinos foi Funan entre os séculos I e VI d.c. Este reino embora de grande importância, tanto pela sua dimensão, como pelas fortes tradições hinduístas oriundas da India começou a entrar em declínio no século VI e acabou por ser substituído pelo reino de Zhenla a norte do delta do rio Mekong8, cujos habitantes eram de etnia Khmer, residente anteriormente na área norte do reino de Funan. Após a usurpação do trono, as famílias reais de Zhenla estabeleceram ligações por casamento com as elites do antecessor reino de Funan como forma de preservação e extensão da cultura anteriormente indianizada. 9

    No século VIII d.c contudo, disputas entre fações provocaram uma divisão do reino em dois poderes rivais, Zhenla superior (Terra) e Zhenla inferior (Água), um situado a norte e outro a sul correspondentemente, registos chineses dizem-nos também que estes dois pontos de poder encontravam-se em instâncias opostas, sendo que, o primeiro marcava-se por um período estável e o segundo por um período de turbulência constante.10

    Por volta do ano 790 d.c, o rei de Zhenla inferior foi assassinado pelo rei javanês de Sailendra11, colocando-se assim um fim a esta porção do reino. 12

    A presença javanesa manteve-se no local brevemente, usando como argumento de legitimidade um mito de origem que ligava a família real aos antigos reis de Funan. Este período marcaria o fim do reino de Zhenla, sendo que, por volta de 802 d.c, um pequeno reino Khmer situado no que agora indicamos como o sul do Camboja, tornou-se poderoso o suficiente para expulsar a presença javanesa e unir todo o antigo território Zhenla sobre o reinado do rei Jayavarman II (1125-1218). 13

Religião pré-angkor

    Estudos relativamente à religião do Camboja falam-nos num “hinduísmo Khmer” desconstruído em duas fontes primárias, de um lado as extensas inscrições tanto em verso sânscrito como em prosa Khmer, e de outro, a cultura material impressionante principalmente sobre a forma de complexos de templos com as provas artísticas espantosas que lhes são adjacentes. Ambas as fontes sugerem-nos uma forte influência índica, tendo levado os primeiros estudiosos a ponderarem sobre noções indianas de religião e civilização como meio de as descodificarem.14

    O estabelecimento de complexos de templos Hinduístas foi de grande afluência neste período histórico, sendo um dos locais mais importantes de referência Prasat Andet15. No século VII e VIII, um culto referente à veneração de Viṣṇu (Hari) e Shiva (Hara) era popular na área do delta do Mekong. Destes destacava-se as imagens de Shiva e a sua representação não antropomórfica como linga.16

Os lingas atestavam a popularidade do deus Hindu Shiva17, um linga servia como a imagem religiosa principal da montanha-templo Angkor. Esta montanha-templo era o centro da cidade, e o linga no santuário principal era o seu foco. Anteriormente foi referenciado que os reis do período pré-angkor afirmavam ser incarnações de Shiva ou Viṣṇu, isto era demonstrado através da figura dos lingas, sendo que, a figura central possuía o nome do rei em posse combinado com o sufixo –esvara18, que designava Shiva.19

Com a construção de Angkor Wat20 pelo rei Suryavarman II (Século XI d.c. – 1145/1150) com o objetivo de o tornar o seu museu pessoal no inicio do seculo XII, a imagem religiosa principal do templo foi alterada para a de Viṣṇu, tal o comprova uma inscrição que identifica Suryavarman II como “Paramavishnuloka” ou “Ele que entra no mundo celestial de Viṣṇu”, contudo não existem indicações de que a sociedade Khmer tenha sido influenciada grandemente pela conversão de Suryavarman II a Viṣṇu.21

Séculos mais tarde, já posterior ao período pré-angkor, durante o reinado do rei Jayavarman VII, a sociedade Khmer viria a ser abalada por uma onda de adoção de costumes comuns ao budismo Mahayana22 por parte do rei em posse, tendo este chegado mesmo a construir um templo budista e representando-se como o Bodhisattva Avalokiteshvara23.24

BEHRENDT, Kurt. “Pre-Angkor Traditions: The Mekong Delta and Peninsular Thailand.” em Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, (2007). Disponivel em: </http://www.metmuseum.org/toah/hd/pang/hd_pang.htm/> acedido em: 18 Novembro 2019.
BEHRENDT, Kurt. “Pre-Angkor Traditions: The Mekong Delta and Peninsular Thailand.” em Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, (2007). Disponível em: </http://www.metmuseum.org/toah/hd/pang/hd_pang.htm/> acedido em: 18 Novembro 2019.
ZHOU, Daguan, PETER, Harris “A Record Of Cambodia: The land and its people”, Chiang Mai, Thailand, Silkworm Books, 2007.
10 ZHOU, Daguan, PETER, Harris “A Record Of Cambodia: The land and its people”, Chiang Mai, Thailand, Silkworm Books, 2007.
11 Nome de uma dinastia Indonésia que surgiu na Java central no fim do século VIII, o nome pode ter estado associado com as montanhas vulcânicas de Java central. Fonte: ZHOU, Daguan, PETER, Harris. “A Record of Cambodia: the land and its people”, Chiang Mai, Thailand, Silkworm Books, 2007.
12 WEST, Barbara A. “Encyclopedia of the Peoples of Asia and Oceania” Infobase Publishing, pp.161, (2010)
13 WEST, Barbara A. “Encyclopedia of the Peoples of Asia and Oceania” Infobase Publishing, pp.161, (2010)
14 MICHON, Daniel, “Pre-Angkor Khmer Religion and State” em Religion Compass, pp 28, (2011)
15 Localizado a 27 quilómetros norte da cidade de Kampong Thom, na vila de Prasat, o templo foi construído na segunda metade do seculo VII (627-707) tendo sido dedicado ao deus Hirihara, no estilo Kampong Preah e feito de tijolo, através da técnica de maçonaria, laterite e arenito.
16 BEHRENDT, Kurt. “Pre-Angkor Traditions: The Mekong Delta and Peninsular Thailand.” em Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000–. (2007). Disponível em </http://www.metmuseum.org/toah/hd/pang/hd_pang.htm/> acedido a: 19 Novembro 2019.
17BEHRENDT, Kurt. “Pre-Angkor Traditions: The Mekong Delta and Peninsular Thailand.” em Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000–. (2007). Disponível em </http://www.metmuseum.org/toah/hd/pang/hd_pang.htm/> acedido a: 19 Novembro 2019.
18 Esvara, ou Isvara, (ឦស#រៈ ឥស'រៈ) um sufixo que se refere ao deus Shiva, especialmente à sua omnipotência,
liberdade e independência. Fonte: HEADLY, Robert K.; CHHOR, Kylin; LIM, Lam Kheng; KHEANG, Lim Hak; CHUN, Chen.” Cambodian-English Dictionary”. Bureau of Special Research in Modern Languages. The Catholic University of America Press. Washington, D.C. (1977)
20 Wat (វត)é uma palavra Khmer, derivada do Pali व", vatta, que significa “templo” (Budista). Assim Angkor Wat teria
fundamentalmente o significado de “cidade templo”. Fonte: HEADLY, Robert K.; CHHOR, Kylin; LIM, Lam Kheng; KHEANG, Lim Hak; CHUN, Chen.” Cambodian-English Dictionary”. Bureau of Special Research in Modern Languages. The Catholic University of America Press. Washington, D.C. (1977)
20 STERN, Philippe, "Le temple-montagne khmèr, le culte du linga et le Devaraja", Bulletin de l'École française d’Extrême-Orient34, pp. 612, (1934).
21 HIGHAM, Charles “The Civilization of Angkor”, Berkeley: University of California Press, pp 118, (2001).
22 Também intitulado de “Grande veiculo”, uma das duas escolas principais de budismo (sendo o outro o budismo Theravada) e um termo classificatório das filosofias e praticas budistas. Fonte: DEHEJIA, Vidya. “Buddhism and Buddhist Art.” In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000–. Disponível em: </http://www.metmuseum.org/toah/hd/budd/hd_budd.htm/> acedido a: 15 Dezembro 2019.
23 Em sânscrito अवलो&कत*े वर, bodhisattva da compaixão infinita e da piedade, possivelmente a mais popular das
figuras de todas as inerentes à representação budista. Fonte: DEHEJIA, Vidya. “Buddhism and Buddhist Art.” In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000–. Disponível em: </http://www.metmuseum.org/toah/hd/budd/hd_budd.htm/> acedido a: 15 Dezembro 2019.
24 HIGHAM, Charles “The Civilization of Angkor”, Berkeley: University of California Press, pp 121, (2001).
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19 STERN, Philippe, "Le temple-montagne khmèr, le culte du linga et le Devaraja", Bulletin de l'École française d’Extrême-Orient34, pp. 612, (1934).

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